segunda-feira, 19 de março de 2012

Aula 04: Resumo do texto "Ciber-Cultura-Remix" de André Lemos.


Cibercultura é a relação entre tecnologias informacionais de comunicação e informação e a cultura, podendo se caracterizar por três leis fundadoras: a liberação do polo da emissão; o princípio de conexão em rede; e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais.
Após a cibercultura ter aparecido, todos os elementos básicos da mídia deixam de existir, abrindo espaço somente a processos coletivos e livres. Sendo assim, o copyright está quase se acabando, o que dá abertura ao copyleft, que não tem direitos autorais e qualquer criação é de domínio público. Essa é a base da ciber-cultura-remix.
A remixagem permite possibilidades de apropriação, desvio e criação livre, sendo esta um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de cortes de informações, colagens, combinações, tudo através de tecnologias digitais.
A cibercultura originou a arte eletrônica, formada por processos abertos, coletivos, inacabados. Utilizando um computador como ferramenta, qualquer um que possua habilidade pode compor músicas, criar vídeos, textos, imagens e publicá-los em rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário