segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aula 07: Mais questões sobre ciber-cultura-remix



LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto eletrônico — sem referências.

8 - O que é podcast?
Podcast é um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que teve origem no final do ano de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de mp3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala).

9-O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram “o fim” de suas antecessoras?
Não, ele não representa o fim do rádio, pois o podcast vem para somar aos diversos formatos broadcasting. Os livros digitais, blogs e sites de notícias anunciaram o fim dos livros de papel e dos jornais.

9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diários pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., que sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

11. O que é P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
É um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a “cibercultura-remix”.

Qual é a vantagem do freenet?
O "freenet" usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.

12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
O surgimento dos softwares livres se deu a partir da invenção de uma licença de utilização de código fonte em 1989.

14 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.

16. Acesse o site mencionado na nota de Rodapé nº 16 e poste em seu Blog, um comentário sobre o site.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4728259.stm.
Essa matéria da BBC mostra relatos sobre a cibercultura que está criando a “mídia do cidadão”, onde cada pessoa tem um estímulo voltado à produção, narração de imagens  e vídeos criados em celulares ou relatos de testemunhas oculares sobre seu blog segundo sua opinião. Mostra como cresce a oportunidade das pessoas poderem expressar suas opiniões, relatar fatos e acontecimento com grande facilidade e agilidade.

17-Quais os 3 argumentos de Manovich para o remix como nova mídia?
Manovich diz que o processo de “re-mixagem” começa com o pós-modernismo, ganha contornos planetários com a globalização e atinge seu apogeu com as novas mídias, que todos deviam aproveitar o mesmo bem e compartilhar as mesmas crenças  e que cada cidadão pode construir seu próprio estilo de vida personalizado e “selecionar” sua ideologia de um grande (mas não infinito) número de escolhas. A lógica da nova tecnologia de mídia reflete essa nova lógica social.

18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.

19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós coma velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima nos mostra que não podemos monopolizar as informações, por mais que todos tentem, não será possível. Isso ocorre ao contrário, na verdade: se fosse tudo de domínio público, haveria a possibilidade de uma reciclagem e reutilização, onde seriam criadas novas coisas baseadas no que já é velho, como edições e coisas que o mundo digital nos traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário