quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aula 13: Organograma

Ficou muito bonito!

Super tecnológico!


Esse motel é muito tecnológico.
Eu não deixaria de compartilhar com vocês aqui.
Caso alguém se habilite a utilizar essa nova moda, não esqueça de tomar vacina contra o tétano depois! 
hauhauHAuhauhauhauh

Aula 12: Hipertexto (resumo)


O hipertexto é um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links, que podem ser palavras, imagens, ícones, etc. Essa tecnologia é centralizada nos links, que servem para fazer a organização retórica do texto. O texto impresso jamais será hipertexto.

Hipertexto = hiperbólico (três dimensões).Texto digital = feito no próprio computador.Texto digitalizado = impresso, mas escaneado.Hipertexto = centralizado no link.O texto impresso, em hipótese alguma, será hipertexto.Num portal da internet, não temos noção da quantia de texto; diferente do livro.Classificação dos hipertextos:● Fechado: dentro do próprio sistema. Ex: CD-ROM, DVD.● Aberto: os arquivos estão em outro sistema. Ex: leva a outro site.1. Hipertexto linear: (página 1 < página 2 > página 3 — mas da 3 não volta à 1, a não ser que o sistema do site permita).2. Hipertexto hierárquico: precisa seguir a sequência de informação (páginas em hierarquia: home > saúde > cabelo > cosméticos).3. Hipertexto reticulado: permite mais navegações, mas é confuso devido a grande quantidade de informações.4. Hipertexto modelo web: [em rede] (todos se conectam com todos)

Aula 11: Primeira Avaliação


Fizemos nossa avaliação. 
Na hora da prova eu estava como o Calvin aí na foto. 
HAuhauHAUhuahuahuahuHAuhauh
Super concentrada!!

Aula 10: Comentários sobre três blogs


No blog da Pri notamos que ela mostra um pouco de sua personalidade na hora de postar suas atividades. Sempre atualiza tudo até as datas estipuladas pelo professor.
A Daiane redige seus resumos de maneira simples e clara, onde consegue explicar a ideia do texto em poucas palavras.
Visitando o blog da Fran, vejo que ela sempre lê artigos relacionados com o tema do blog, compartilhando conosco. Suas postagens são bem escritas e sempre dentro do prazo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aula 09: Anticonferência Coloquial




Aconteceu no dia 13/04/2012, às 19h, no Salão Vermelho do Campus Trujillo da UNISO, o evento “Anticonferência Coloquial - Práticas de Pesquisa: Histórias de Vida/A Vida na Prática: Histórias de Pesquisa”, com o formato de mesa redonda coloquial, coordenada pelo prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, a qual contou com a participação de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação.

Aula 08: Podcast



Podcast feito por mim, Rebeca <http://rebecaanselmo.blogspot.com.br/> e Pri <http://priscillagiannone.blogspot.com.br/> sobre o texto "Ciber-Cultura-Remix" de André Lemos.

Só os risos ahuhauhau

Aula 07: Mais questões sobre ciber-cultura-remix



LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto eletrônico — sem referências.

8 - O que é podcast?
Podcast é um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que teve origem no final do ano de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de mp3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala).

9-O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram “o fim” de suas antecessoras?
Não, ele não representa o fim do rádio, pois o podcast vem para somar aos diversos formatos broadcasting. Os livros digitais, blogs e sites de notícias anunciaram o fim dos livros de papel e dos jornais.

9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diários pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., que sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

11. O que é P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
É um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a “cibercultura-remix”.

Qual é a vantagem do freenet?
O "freenet" usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.

12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
O surgimento dos softwares livres se deu a partir da invenção de uma licença de utilização de código fonte em 1989.

14 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.

16. Acesse o site mencionado na nota de Rodapé nº 16 e poste em seu Blog, um comentário sobre o site.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/4728259.stm.
Essa matéria da BBC mostra relatos sobre a cibercultura que está criando a “mídia do cidadão”, onde cada pessoa tem um estímulo voltado à produção, narração de imagens  e vídeos criados em celulares ou relatos de testemunhas oculares sobre seu blog segundo sua opinião. Mostra como cresce a oportunidade das pessoas poderem expressar suas opiniões, relatar fatos e acontecimento com grande facilidade e agilidade.

17-Quais os 3 argumentos de Manovich para o remix como nova mídia?
Manovich diz que o processo de “re-mixagem” começa com o pós-modernismo, ganha contornos planetários com a globalização e atinge seu apogeu com as novas mídias, que todos deviam aproveitar o mesmo bem e compartilhar as mesmas crenças  e que cada cidadão pode construir seu próprio estilo de vida personalizado e “selecionar” sua ideologia de um grande (mas não infinito) número de escolhas. A lógica da nova tecnologia de mídia reflete essa nova lógica social.

18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.

19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós coma velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima nos mostra que não podemos monopolizar as informações, por mais que todos tentem, não será possível. Isso ocorre ao contrário, na verdade: se fosse tudo de domínio público, haveria a possibilidade de uma reciclagem e reutilização, onde seriam criadas novas coisas baseadas no que já é velho, como edições e coisas que o mundo digital nos traz.